Espero que você esteja gostando do nosso site. Se você quiser, conheça os psicólogos que atendem na Av. Paulista presencialmente e também online por vídeo chamada. Autor: Renata Visani Gaspula - Psicólogo CRP 06/72421
Decidir buscar ajuda de um psicólogo nem sempre é fácil. Aceitar que precisa de ajuda e que essa ajuda, muitas vezes, somente é possível vir de um terceiro, também não é fácil. Entendemos, nas entrelinhas, como é difícil estar aqui.
Conversar com o(a) parceiro(a) que a relação precisa de ajuda e que sozinhos não estão conseguindo enfrentar os problemas também não é fácil e por isso estamos aqui para ajudá-lo(a).
Atualmente, a terapia de casal tem sido bastante procurada e não se difere mais por idade ou tempo de relacionamento: há casais que procuram e já estão casados há anos ou casais que estão iniciando o relacionamento agora. Em ambos os casos, a principal questão é ajustar problemas e incômodos que não interfiram em médio e longo prazo.
Por ser uma terapia de casal, alguns parceiros ou não sentem vontade e dizem que não precisam – enquanto o outro insiste em fazê-lo, ou mesmo existem situações que gostariam de falar ao terapeuta, mas que não gostaria que o outro estivesse perto.
Também é comum que a terapia de casal vire uma terapia individual. Isso vai depender da queixa de cada casal e do objetivo de cada um. Terapia de casal não significa que os dois estão em busca da mesma coisa.
Qual o papel do psicólogo na Terapia de Casal?
Essa pergunta é comum não só para terapia de casal, mas também para outros tipos de terapia, como individuais e de criança. No caso da terapia para casal, primeiramente o psicólogo precisa entender qual a busca do casal: é preciso que ambos estejam de acordo e cientes de que existem problemas e incômodos que precisarão ser citados para serem resolvidos.
Após o psicólogo entender a demanda do casal, situação que pode levar até duas ou três sessões, trabalhará fortemente para que o casal consiga conciliar suas questões, fazendo com que cada um ouça o que o outro tem a dizer.
Vale ressaltar que, embora a terapia de casal seja bastante procurada, o fato de um dos parceiros não querer fazer a terapia também é comum. Isso acontece, geralmente, quando este parceiro que não sente a necessidade da terapia enxerga o relacionamento como um problema do outro e que somente o outro precisa de ajuda – e não funciona bem assim.
Em casos como este, recomendamos que, aquele que está empenhado em iniciar o processo terapêutico dê início ao tratamento como terapia individual, mas com foco em terapia de casal, e assim, trabalhará com o terapeuta pontos que possam ajudar com que o parceiro compareça à terapia.
De qualquer forma ou optando por quaisquer tipos de terapia, o foco do tratamento é o bem-estar do(s) paciente(s), eliminando problemas e situações que causam desconforto, e conquistando uma vida plena e feliz.
Psicólogos para Terapia de casal
Conheça os psicólogos que atendem casos de Terapia de casal no formato de terapia online por videochamanda e também consultas presenciais na região da Av. Paulista em São Paulo:
-
Renata Gaspula
Consultas presenciais
Consultas por vídeoAtua como psicóloga clínica há mais de 15 anos, está cursando mestrado em Psicologia Clínica e da Saúde na Universidade do Algarve em Portugal e é pós-graduada em Neuropsicologia, PNL (Programação Neurolinguistica) e atua também com Psicanálise
Valor R$ 195
Posso ajudar comAnsiedadeConflitos FamiliaresDepressãoDesenvolvimento PessoalEstressepróximo horário:
Consulte os horários -
Lucineuda Aguiar
Consultas presenciais
Consultas por vídeoA psicóloga Lucineuda L de Aguiar Branco trabalha em seu consultório com a abordagem psicanalítica.
Valor R$ 200
Posso ajudar comAnsiedadeConflitos FamiliaresDepressãoEstresseTerapia de casalpróximo horário:
Consulte os horários
Outros artigos com Tags semelhantes:
Conheça 7 formas de desenvolver a empatia
Desenvolver a empatia é a capacidade de compreender e compartilhar os sentimentos e perspectivas de outra pessoa, e também é a habilidade de se colocar no lugar do outro, [...]A importância de fazer o bem
A importância de fazer o bem é um aspecto fundamental da experiência humana, enraizado em valores de compaixão, empatia e solidariedade. Seja para estender a mão para amigos, colegas, [...]Relacionamento duradouro: 7 dicas para ter um
Relacionamentos duradouros são os objetivos de muitos indivíduos e casais, mas também são motivo de confusão. Afinal, o que é preciso para se ter uma relação saudável e longa? [...]
Autor: psicologa Renata Visani Gaspula - CRP 06/72421Formação: Atua como psicóloga clínica há mais de 15 anos, está cursando mestrado em Psicologia Clínica e da Saúde na Universidade do Algarve em Portugal e é pós-graduada em Neuropsicologia, PNL (Programação Neurolinguistica) e atua também com Psicanálise