Espero que você esteja gostando do nosso site. Se você quiser, conheça os psicólogos que atendem na Av. Paulista presencialmente e também online por vídeo chamada. Autor: Renata Visani Gaspula - Psicólogo CRP 06/72421
Antes de falarmos sobre ansiedade, é preciso entender o que ela representa: seus sintomas, causas e, claro: o seu tratamento.
A ansiedade é um tipo de transtorno que afeta grande parte da população, em qualquer idade. Ou seja, capaz de afetar de crianças a idosos.
Existe a ansiedade que antecede eventos, situações novas: uma entrevista de emprego, um novo trabalho ou uma apresentação, por exemplo. Esse é o tipo de ansiedade comum, e que é, inclusive, saudável.
E existe a ansiedade que passa a incomodar e até mesmo atrapalhar a vida e a rotina do indivíduo e daqueles que estão ao seu redor. E essa ansiedade precisa ser olhadada com cuidado.
Tudo aquilo que atrapalha, incomoda e/ou tira a atenção de uma pessoa por um determinado período (incômodo que dura semanas ou até meses), precisa ser observado e analisado com outro olhar.
Ou seja, onde o próprio paciente sente-se afetado, os colegas de trabalho ou familiares começam a perceber comportamentos diferentes – são casos que precisam de um diagnóstico e a procura por um profissional para esclarecer dúvidas e entender o que pode estar acontecendo é sempre importante.
A ansiedade, no geral, pode ser vista como um problema banal. Por ser bastante conhecida e citada, algumas pessoas acham que é um problema pouco importante. Mas isso muda de figura quando seus sintomas se expandem para outros tipos de problemas. Alguns sintomas de ansiedade incluem:
- Baixa autoestima;
- Perda de libido;
- Insônia;
- Taquicardia;
- Bruxismo;
- Dores no corpo;
- Dores de cabeça;
- Aumento ou perda do apetite;
- Falta de atenção;
- Suor nas mãos e pés;
- Oscilação de humor;
- Falta de atenção;
- Esquecimento.
Mas, é sempre importante lembrar que estes são alguns dos sintomas, e pessoas com ansiedade podem ter todos, ou dois ou três destes. Certamente, varia de pessoa para pessoa e de quadro para quadro, bem como o nível de ansiedade e o ambiente em que o indivíduo está inserido.
Outro ponto que é muito importante ser entendido é o que mais pode acontecer com uma ansiedade não trabalhada. Ela pode desencadear TAG, que é o Transtorno de Ansiedade Generalizada ou mesmo um Transtorno do Pânico.
Embora, claro, quaisquer dos casos citados acima, somente um psicólogo pode entender a demanda do paciente e trabalhá-la. O auxílio de medicamento também pode ser bastante válido para resultados mais rápidos do tratamento (medicamentos são prescristos somente por médicos).
O importante a saber é que existe tratamento e com foco do paciente, os resultados começam a surgir em poucas sessões.
Psicólogos para Ansiedade
Conheça os psicólogos que atendem casos de Ansiedade no formato de terapia online por videochamanda e também consultas presenciais na região da Av. Paulista em São Paulo:
-
Renata Gaspula
Consultas presenciais
Consultas por vídeoAtua como psicóloga clínica há mais de 15 anos, está cursando mestrado em Psicologia Clínica e da Saúde na Universidade do Algarve em Portugal e é pós-graduada em Neuropsicologia, PNL (Programação Neurolinguistica) e atua também com Psicanálise
Valor R$ 195
Posso ajudar comAnsiedadeConflitos FamiliaresDepressãoDesenvolvimento PessoalEstressepróximo horário:
Consulte os horários -
Lucineuda Aguiar
Consultas presenciais
Consultas por vídeoA psicóloga Lucineuda L de Aguiar Branco trabalha em seu consultório com a abordagem psicanalítica.
Valor R$ 200
Posso ajudar comAnsiedadeConflitos FamiliaresDepressãoEstresseTerapia de casalpróximo horário:
Consulte os horários
Outros artigos com Tags semelhantes:
A importância de fazer o bem
A importância de fazer o bem é um aspecto fundamental da experiência humana, enraizado em valores de compaixão, empatia e solidariedade. Seja para estender a mão para amigos, colegas, [...]Conheça os diferentes níveis de estresse e saiba como interpretá-los
O estresse é uma condição relacionada à vida contemporânea, pois temos hoje uma rotina cheia de preocupações. Sem dúvida, todos nós já passamos por algum dos diferentes níveis de [...]Luto: quais são as 5 fases do luto
É preciso falar sobre o luto. Algumas pessoas ainda enxergam o processo de luto como um tabu, por isso, podem tomar a nociva decisão de fugir dele. Perder uma [...]
Autor: psicologa Renata Visani Gaspula - CRP 06/72421Formação: Atua como psicóloga clínica há mais de 15 anos, está cursando mestrado em Psicologia Clínica e da Saúde na Universidade do Algarve em Portugal e é pós-graduada em Neuropsicologia, PNL (Programação Neurolinguistica) e atua também com Psicanálise